O que é

batteries_whatitis_image
A bateria é um acumulador, ou seja, um reservatório de energia que permite pôr o motor a trabalhar e alimentar os acessórios de bordo. Atualmente, é um instrumento de que depende o correto funcionamento dos componentes elétricos e dos sistemas eletrónicos de controlo.

As baterias originais distribuídas pela Mopar® são dimensionadas para proporcionar um perfeito equilíbrio elétrico: um sistema eficiente e calibrado em função das características do seu FIAT.
Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

BateriasDescobrir

Baterias Start&StopDescobrir

Sabia que?

Sofrem com o frio

Sofrem com o frio

Quando chega o inverno ou com temperaturas rigorosas, uma bateria fraca não é capaz de fornecer energia suficiente para fazer arrancar um motor frio.

A melhor medida preventiva é um controlo anual da bateria e do sistema de recarga, para garantir plena eficiência durante o inverno. Na Rede de Concessionários e Oficinas Autorizadas FIAT, na realização de qualquer serviço, o instrumento de diagnóstico eletrónico fornece a medição da carga da bateria.

Se for necessário substituir a bateria de uma viatura equipada com tecnologia Start&Stop, recomenda-se a observância escrupulosa das prescrições presentes no Manual do Proprietário.

Elevada eficiência energética

Elevada eficiência energética

As baterias Start&Stop foram desenvolvidas e certificadas para enfrentar um maior número de arranques do que uma bateria standard.

Alimentar os dispositivos elétricos com o motor desligado determina fases de descarga mais frequentes do que nas aplicações tradicionais e exige uma corrente elétrica maior durante as fases de recarga; para recuperar em pouco tempo o correto estado de carga e ativar o Start&Stop, é necessária uma mais elevada aceitação de carga. As matérias ativas positivas e negativas das baterias originais para Start&Stop foram, de facto, otimizadas com o objetivo de aumentar a aceitação global de carga.

Intelligent Battery Sensor

Intelligent Battery Sensor

Os veículos com Start&Stop dispõem de um IBS (Intelligent Battery Sensor) integrado com a bateria que avalia o respetivo estado de carga e de saúde. Estes dois parâmetros guiam o sistema Start&Stop na ativação e desativação da função.

O IBS tem um mapeamento interno relativo à bateria específica do Start&Stop montada de origem: utilizando uma bateria diferente da original, poderiam obter-se falsas leituras e falsas estimativas dos parâmetros atrás mencionados, influenciando as estratégias Start&Stop na eletrónica do veículo.

Recomenda-se, assim, que a substituição de baterias Start&Stop seja feita com uma peça original, dotada das mesmas características técnicas da bateria montada de origem.

Os conselhos da FIAT

Quando se começa a ter dificuldade no arranque do motor, pode ser necessário substituir a bateria, pois uma bateria próxima do fim do ciclo de vida já não é capaz de acumular a energia produzida pelo alternador.

Para prolongar a duração da bateria:

  • Assegure-se de que as portas ou outras zonas da viatura associadas a um sensor para ligação das lâmpadas de serviço estão fechadas e que as luzes do plafonnier estão apagadas;
  • Não manter ligados dispositivos elétricos, como o rádio ou as luzes de emergência, se não for estritamente necessário e sempre por um tempo limitado;
  • Mandar controlar periodicamente o nível do líquido da bateria: o funcionamento da viatura com o nível do líquido demasiado baixo danifica de forma irreparável a bateria. Se o nível do líquido estiver excessivamente baixo, dirija-se à Rede Autorizada FIAT;
  • Controlar o circuito de ignição antes do verão e antes do inverno para evitar avarias causadas pelas variações térmicas sazonais: as prestações de uma bateria tendem a reduzir-se durante as estações mais frias e mais quentes;
  • Efetuar um controlo anual na Rede Autorizada para verificar a carga da bateria.
batteries_advices_image

Atenção!
O líquido contido na bateria é extremamente tóxico e corrosivo. Para substituição da bateria, dirija-se sempre aos operadores profissionais da Rede Autorizada, equipados para a sua eliminação respeitando o ambiente.

Autodiagnóstico

O primeiro sinal é a luz com o símbolo da bateria que, com o motor ligado, lampeja debilmente, sobretudo se se acelerar com a caixa de velocidades em ponto morto. Mesmo durante a marcha, indicadores de direção e faróis começarão a funcionar de modo anómalo, até à paragem do motor.

É difícil pôr o carro a trabalhar e o funcionamento dos componentes elétricos apresenta anomalias.