O que é

timing_whatitis_image

O sistema de distribuição é o conjunto de órgãos mecânicos (árvore de distribuição, tuches, hastes e balanceiros) que comanda a abertura e fecho das válvulas de admissão e de escape, permitindo a passagem da mistura ar-combustível e dos gases queimados, com base no diagrama da distribuição.

O movimento das árvores de distribuição, por norma montados na cabeça ou num cabeçote fixado à cabeça dos cilindros propriamente dita, é obtido através de ligação à árvore do motor mediante uma correia dentada de borracha, ou de uma corrente.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

Distribuição por correia dentadaDescobrir

A correia dentadaDescobrir

Distribuição por correnteDescobrir

A correnteDescobrir

Sabia que?

Kit de distribuição

Kit de distribuição

A bomba de refrigeração trabalha como parte ativa em sincronia com os componentes da distribuição, pois é acionada pela correia dentada. As peças em movimento da bomba de água, tal como os outros componentes, sofrem a mesma fadiga e desgaste ao longo do tempo. Não é, portanto, conveniente fazer manutenção do sistema de distribuição e só intervir posteriormente na bomba de água. No momento de manutenção do sistema de distribuição, aconselha-se a substituição simultânea da correia de distribuição, bem como de todos os componentes relacionados, como rolamentos tensores, roletes-guias e bomba de água.

A correia multifuncional

A correia multifuncional

A correia multifuncional está ligada à da distribuição e faz funcionar o alternador e o compressor do climatizador ou a bomba de água quando esta não é acionada diretamente pela correia de distribuição. Também a correia multifuncional deve ser controlada regularmente e substituída de acordo com as indicações do Manual do Proprietário.
Em caso de rotura da correia multifuncional, todos os órgãos acima referidos param de funcionar e pode-se correr o risco de a rotura fazer confluir fragmentos para o interior das polias, causando sérios problemas no sistema de distribuição.

Correia ou corrente?

Correia ou corrente?

Nem todos os automóveis têm correia de distribuição. Com efeito, alguns modelos são equipados com corrente de distribuição, que tem procedimentos de manutenção e substituição completamente diferentes: para a corrente não é preciso tratar da substituição com os intervalos dos sistemas dotados de correia.

Os conselhos da FIAT

A correia de distribuição desliza sobre uma série de rolamentos, fixos e móveis, passando também pela polia dentada da bomba de água: é submetida a contínuas solicitações e a esforços mecânicos muito severos em condições de elevadas temperaturas sob o capô. A sua rotura pode causar danos graves, por vezes irreparáveis.

É fundamental respeitar escrupulosamente os prazos quilométricos e de tempo previstos no Manual do Proprietário, para evitar que a rotura acidental da correia com o motor ligado cause graves e onerosos danos no motor: válvulas dobradas, bielas inclinadas, pistões furados, etc….

A intervenção de manutenção do sistema de distribuição é muito delicada e deve ser realizada:

  • dentro dos prazos previstos no Manual do Proprietário;
  • por profissionais altamente qualificados.

Na altura de substituição da correia de distribuição, aconselha-se a substituição simultânea também de todos os seus componentes, como rolamentos tensores, roletes-guias e, onde presente, também da bomba de água, um componente ativo que trabalha em conjunto com os órgãos da distribuição.

Para a manutenção periódica da sua viatura, peça o kit do sistema de distribuição distribuído pela Mopar®: uma oferta completa com correia de distribuição e todos os componentes relativos à intervenção, incluindo a bomba de água.

Os kits do sistema de distribuição garantem-lhe a manutenção mais correta e económica. Os profissionais especializados da Rede de Assistência FIAT saberão aconselhar-lhe a solução de reparação mais adequada às suas exigências.

timing_advices_image