O que é

mirrors_whatitis_image

Os espelhos retrovisores são objetos muito menos simples do que pode pensar. Um retrovisor original é submetido a mais de cem tipos de testes funcionais, ambientais e de duração.

As inovações destinadas a melhorar a segurança de condução foram acompanhadas pela procura de soluções acessórias cada vez mais sofisticadas: sensores de temperatura, desembaciamento do espelho, rebatimento elétrico, integração dos indicadores de direção, memória de posição.

Tudo isto tornou o retrovisor um elemento imprescindível do conforto de condução.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação
  • Visibilidade
    É garantida pela superfície refletora, obtida através de uma placa convexa que permite ampliar o campo de visibilidade. Um vidro com dois raios de curvatura (uma porção convexa e uma porção asférica na parte externa) permite minimizar o chamado ângulo morto; as duas porções são delimitadas por uma linha vertical. Os espelhos aumentaram sensivelmente de dimensões em altura e em largura; atualmente, e contrariamente ao passado, todas as viaturas são equipadas com retrovisores exteriores dos dois lados.
  • Regulação
    A regulação é a ação que se efetua quando se entra no carro para otimizar a visão, minimizando as obstruções causadas pelos lados da viatura. Ao longo do tempo, evoluiu de manual para mecânica, em que, através de uma alavanca colocada no interior da viatura, se comandam cabos metálicos ligados às diversas partes que compõem o espelho. Atualmente a regulação é predominantemente elétrica através de um joystick que comanda um motor elétrico para regulação apenas do espelho.
  • Rebatimento
    Permite rebater os espelhos para dentro, pois devem poder fechar-se em caso de impacto, para evitar danos a coisas ou pessoas ou para permitir manobras em locais estreitos. O rebatimento pode ser manual ou elétrico, utilizando o mesmo joystick de regulação do espelho.
  • Estrutura
    Os retrovisores originais são fabricados com materiais estruturais, sejam eles de plástico ou de metal, para prevenir vibrações, garantir a estabilidade das imagens refletidas e otimizar a segurança e o conforto de condução. A solidez estrutural é garantida por simulação computorizada na fase de projeto.
  • Estilo
    O estilo do retrovisor está aliado ao estilo da viatura. Para conservar as qualidades estéticas ao longo do tempo, os materiais utilizados nas peças originais obedecem a requisitos de resistência à luz solar, à chuva e às variações de temperatura. Para minimizar o ruído aerodinâmico, são utilizadas guarnições na zona de fixação do espelho à porta: também estas guarnições têm um valor estético.
  • Iluminação
    Os retrovisores podem integrar indicadores de direção equipados com lâmpada ou com LED.

Sabia que?

Elementos de design

Elementos de design

Os suportes transformaram-se de simples elemento funcional em parte essencial do design da viatura. Para personalização do seu automóvel, está disponível uma vasta gama de acessórios originais com capas de diferentes cores, materiais ou acabamentos.
Descubra a linha de acessórios oferecida pela Mopar®.

Espelhos com desembaciamento

Espelhos com desembaciamento

Para eliminar o embaciamento ou a presença de gelo sobre a superfície refletora, muitos retrovisores dispõem de uma estrutura com aquecimento que, em poucos minutos, restitui uma visibilidade nítida. O elemento de aquecimento, quando presente, é acionado com o mesmo comando do óculo térmico.

Conjunto e componentes

Conjunto e componentes

Os retrovisores originais distribuídos pela Mopar® estão disponíveis quer completos quer como peças individuais: na Rede Autorizada Fiat pode solicitar separadamente o espelho, o suporte ou a moldura, conforme a necessidade de reparação.

Os conselhos da FIAT

Em caso de necessidade, dirija-se à Rede de Assistência Fiat, escolhendo sempre peças originais como garantia da mesma eficiência oferecida pelos componentes montados nas viaturas novas.

mirrors_adivces_image