O que é

filters_whatitis_image

Com base na sua aplicabilidade, os filtros oferecem diversos tipos de proteção e vantagens para os ocupantes do habitáculo, para o próprio automóvel e para o ambiente circundante.

  • Filtro de habitáculo: tem a função de purificar o ar que entra no automóvel através das condutas do sistema de aquecimento ou de climatização. Oferece proteção ativa contra pólenes, poeiras finas e outros agentes poluidores.
  • Filtro de ar: protege o motor contra poeiras existentes no ar, permitindo-lhe trabalhar segundo um processo de combustão puro.
  • Filtro de óleo: depura em ciclo contínuo o óleo do motor, retendo as impurezas produzidas durante o desgaste das peças em movimento do próprio motor, como poeiras e resíduos de combustão.
  • Filtro de gasóleo: serve para reter as impurezas sólidas ou líquidas presentes no combustível, a fim de melhorar a respetiva qualidade e garantir as melhores prestações do motor.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

Filtros de HabitáculoDescobrir

Filtros de habitáculo de partículasDescobrir

Filtros de habitáculo combinados de carvão ativadoDescobrir

Filtro de arDescobrir

Filtro de óleoDescobrir

Filtro de GasóleoDescobrir

Sabia que?

Efeito túnel
 

Efeito túnel<br /> 

Nas filas de trânsito, sobretudo nos grandes centros urbanos, o fumo libertado pelos escapes dos veículos criam um túnel invisível de substâncias poluidoras que envolve os automóveis parados. Fuligem, poeiras, gases e odores desagradáveis são literalmente sugados para dentro do habitáculo dos veículos que estão na fila, onde tendem a acumular-se.

Sem a proteção dos filtros de habitáculo de alta qualidade distribuídos pela Mopar®, a concentração de gases de escape no habitáculo dos veículos parados em filas pode chegar a níveis até seis vezes superiores aos que são medidos na faixa de rodagem fora do automóvel.

As boas regras para um estilo de condução ecológica

As boas regras para um estilo de condução ecológica

Com pequenas correções na condução e uma correta manutenção do veículo, é possível reduzir até 25% o consumo de combustível nos automóveis a gasolina e até 20% nos automóveis a gasóleo, com diminuição média das emissões de CO2 de cerca de 15 gramas por quilómetro percorrido.

  • Viajar nas relações de caixa mais altas e acelerar com suavidade, nunca acima das 3.000-3.500 rotações.
  • Manter os pneus com a pressão correta.
  • Moderar a velocidade.
  • Desligar o motor durante as paragens.
  • Desfrutar o travão do motor.
  • Moderar a utilização do ar condicionado.
  • Substituir regularmente o filtro do ar.
  • Mudar regularmente, nos prazos indicados, o óleo e o filtro do óleo.

Separação da água superior a 95%

Separação da água superior a 95%

Os filtros de gasóleo originais distribuídos pela Mopar® com elemento filtrante sintético são capazes de separar mais de 95% das partículas de água presentes no gasóleo (conforme à norma internacional em vigor ISO TS 16332), limitando os fenómenos de corrosão dos injetores.

Graças à particular geometria das mais de 2.000 camadas concêntricas com diferente grau de porosidade de fibras sintéticas especiais e às características do polímero que constitui o elemento filtrante, os filtros originais conseguem separar a água do gasóleo desfrutando o efeito de aglutinação. De facto, o comportamento da água no gasóleo é similar ao do óleo na água: as partículas pequenas tendem a unir-se, formando partículas maiores. Quando as partículas de água atingem uma dimensão suficientemente grande, tendem a descer por efeito da gravidade e a água é recolhida num contentor de onde pode ser sangrada.

Os conselhos da FIAT

Para que o motor funcione do melhor modo possível e consuma menos combustível, os filtros de ar, de óleo e de gasóleo devem ser pontualmente substituídos segundo o plano de manutenção específico previsto para cada modelo.

Há uma procura de filtros de habitáculo durante todo o ano: para além da importância da substituição de manutenção para ter condições de climatização ideais, particularmente úteis e aconselhadas no tempo quente, também entre a primavera e o outono há problemas de pólenes, no verão o ozono pode provocar incomodativas irritações e no inverno temos altas concentrações de PM10 e janelas que se embaciam constantemente.

Não espere que chegue a primavera: o filtro de habitáculo protege durante todo o ano e em todas as estações há uma razão válida para a sua substituição.

Para melhorar a qualidade do ar no automóvel, é recomendado substituir o filtro de habitáculo todos os anos, ou, em média, com intervalos de cerca de 15.000 km.

filters_advices_image

Para uma manutenção completa, a Mopar® Vehicle Protection propõe a fórmula personalizada que permite substituir as peças mais sujeitas a desgaste e efetuar as revisões de acordo com o plano de manutenção programada.

Os planos de manutenção Mopar® Vehicle Protection protegem-no de custos de manutenção imprevistos e de possíveis aumentos de preços, porque cada plano prevê um desconto fixo ao longo do tempo nas Peças Originais utilizadas.

Autodiagnóstico

Um filtro de habitáculo deve ser controlado e muito provavelmente substituído, se:

  • sentir cheiro desagradável no habitáculo quando liga o aquecimento ou o ar condicionado;
  • tiver a sensação de que entra pouco ar;
  • o condicionador ou o climatizador tiverem dificuldade em refrescar o habitáculo;
  • os vidros estiverem sempre embaciados;
  • se acumularem rapidamente poeiras e sujidade no tabliê.

Atenção ao filtro de óleo entupido. Quando o filtro do óleo está saturado de impurezas, a válvula de bypass abre-se, impedindo a filtragem do óleo. Os órgãos do motor deixam de estar protegidos, porque o óleo carregado de poluentes chega diretamente aos mesmos, acelerando o desgaste das peças mecânicas.

Para evitar danos maiores do que o valor do próprio filtro, recordamos que:

  • o filtro do óleo deve ser substituído em simultâneo com a mudança do óleo;
  • o controlo periódico e a regular substituição do óleo prolongam a vida do motor.