O que é

lighting_whatitis_image

Dependendo da sua localização no automóvel, os dispositivos de iluminação podem ser agrupados em três macrofamílias:

  • dianteiros (projetores ou faróis, faróis de nevoeiro e luzes de condução diurna);
  • traseiros (farolins);
  • laterais (indicadores de direção).

Outros componentes do sistema são as centralinas, os motores elétricos de nivelamento, os sistemas de lavagem de faróis e o terceiro stop. Um componente fundamental para a maior parte destes produtos são as lâmpadas, de diversos tipos conforme a sua posição e função.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

Projetores ou faróisDescobrir

Faróis de XénonDescobrir

LEDDescobrir

Faróis de nevoeiroDescobrir

DRLDescobrir

Indicadores de direçãoDescobrir

Farolins traseirosDescobrir

Sabia que?

Luzes orientáveis

Luzes orientáveis

Os primeiros faróis eram alimentados com acetileno ou óleo e eram muito populares porque a chama era resistente ao vento e à chuva. A evolução tecnológica levou os fabricantes a desenvolverem sistemas cada vez mais evoluídos: graças ao AFS (Adaptive Frontlight System), atualmente as luzes de médios podem orientar-se automaticamente. Em curva, a luz é direcionada para a zona interna para iluminar de imediato o espaço que a viatura deve percorrer, alcançando os ângulos mortos. Uma centralina avalia continuamente parâmetros como o ângulo de viragem, o grau de oscilação e a velocidade de marcha e, com base nesta análise, o feixe luminoso das luzes de médios “segue” a estrada, permitindo uma melhor iluminação. A ideia-base é que melhor visibilidade traz mais segurança e conforto de condução. Com o AFS, a visibilidade ativa do condutor pode melhorar até 70% relativamente aos sistemas de iluminação tradicionais.

Luz de curva estática

Luz de curva estática

Progenitor do AFS, o SFS (Static Frontlight System) liga um só farol de nevoeiro dianteiro em duas situações particulares:

  • no momento em que se ativam os indicadores de direção, o farol de nevoeiro do mesmo lado liga-se e permanece aceso até o indicador de direção ser desativado automática ou manualmente;
  • em caso de viragem ou curvas percorridas a baixa velocidade.

Nalguns casos, em particular nos modelos de topo de gama, esta função está integrada nos faróis e dispõe de lâmpada específica.

Follow Me

Follow Me

É um opcional presente nalguns modelos que mantém as luzes de médios e de posição acesas durante alguns minutos, mesmo com o motor desligado e sem a chave na ignição. Constitui uma ajuda naquela fração de tempo em que é útil ter a porta da garagem ou a cancela iluminadas. Decorrido esse período, os faróis apagam-se de modo automático. Nas viaturas equipadas com este opcional, o Follow Me Home ativa-se na alavanca das luzes no prazo de 2 minutos após desligar o motor. A cada acionamento, o tempo em que as luzes estão ligadas é prolongado 30 segundos até um máximo de três minutos e meio.

Os conselhos da FIAT

Os dispositivos de iluminação originais distribuídos pela Mopar® são a melhor garantia de um produto de qualidade. Os faróis são submetidos a testes com especificações muito rigorosas. São mais de 30 os testes exigidos para poder obter a qualificação:

  • teste em ambiente salino;
  • teste de vibração;
  • provas fotométricas;
  • resistência às variações térmicas;
  • provas de resistência aos agentes atmosféricos, etc.

As peças originais distribuídas pela Mopar® são garantia de processos de produção certificados e controlados.

Os testes de colisão demonstram que, em caso de impacto a baixa velocidade, muito frequentemente o corpo do farol permanece intacto ou, no máximo, apresenta um ligeiro dano na proteção traseira, embora se partam os apoios de fixação, projetados propositadamente para manter a integridade do farol. Os faróis originais permitem utilizar kits de reparação específicos caso os apoios de fixação se partam. Esta solução reduz de forma notável os custos de reparação. Se precisar de substituir um farol, assegure-se de que é utilizada uma peça original. Escolha sempre peças originais, pois garantem a mesma eficiência dos componentes montados no veículo novo.

lighting_advices_image

Autodiagnóstico

Orientação do feixe luminoso

Uma correta orientação dos faróis é determinante para o conforto e a segurança, não só de quem conduz a viatura, mas de todos os utentes da via pública. Para além disso, constitui uma norma do código de estrada. Para garantir a si próprio e aos outros as melhores condições de visibilidade, quando viajar com os faróis ligados certifique-se de que a viatura tem uma correta focagem dos faróis. Para controlo e eventual regulação, dirija-se à Rede de Assistência Fiat.

Compensação da inclinação

Na maior parte dos casos, as viaturas recentes dispõem de corretor elétrico de focagem dos faróis. Quando a viatura está carregada, inclina-se para trás e, consequentemente, o feixe de luz eleva-se. Assim, é necessário restabelecer a orientação correta através das teclas + e –. Caso a viatura seja equipada com faróis com descarga de gás, a regulação da focagem dos faróis é eletrónica e automática. Ligando os faróis com lâmpadas com descarga de gás, é normal que se verifique um movimento em sentido vertical tanto das parábolas como do feixe luminoso pelo período de tempo necessário para estabilização da correta focagem dos faróis (cerca de 2-3 segundos).