O que é

radiator_whatitis_image

Durante a combustão, atingem-se num motor temperaturas entre 1700°C e 2500°C, sendo uma parte do calor transmitido às paredes dos cilindros, aos pistões, à cabeça do motor e às válvulas. Se estas peças não forem adequadamente refrigeradas, podem ser danificadas pelas temperaturas atingidas, prejudicando o funcionamento do motor.
A energia térmica é dissipada com a adoção de um fluido refrigerador, que aquece ao circular em apropriados interstícios do motor. O gás refrigerador pode arrefecer diretamente também o óleo de lubrificação do motor ou o óleo da transmissão nas viaturas com caixa de velocidades automática.

Este líquido subtrai calor ao motor e transmite-o para o ar externo através de um específico permutador: o radiador.

O sistema de refrigeração deve garantir:

  • bom intercâmbio térmico entre fluido refrigerador e ar;
  • temperatura ideal das estruturas do motor a plena carga.
Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

O radiadorDescobrir

A ventoinha elétrica do motorDescobrir

AquecimentoDescobrir

Bomba de águaDescobrir

O líquido de refrigeraçãoDescobrir

Sabia que?

A importância do anticongelante

A importância do anticongelante

Líquidos não apropriados podem ser ineficientes do ponto de vista de intercâmbio térmico e não fornecer adequada proteção contra corrosão, com consequente degradação das diversas superfícies do circuito de refrigeração. Podem ainda ser pouco eficazes na prevenção do perigoso fenómeno de cavitação.
É por esse motivo que está especificado, no Manual do Proprietário, o tipo de anticongelante para o seu automóvel.

O Paraflu é um anticongelante que funciona de forma eficiente mesmo nas condições operativas mais difíceis. Oferece proteção ideal para os sistemas de refrigeração, garantindo ótima remoção do calor da câmara de combustão do motor e a máxima proteção contra congelamento, incrustações e corrosão.
Para uma proteção ideal, aconselha-se misturar o produto com água em partes iguais, obtendo, assim, um ponto de congelamento de -50°C.

Desconfie dos vedantes

Desconfie dos vedantes

Existem no comércio vários produtos líquidos ou em pó que prometem tapar pequenos furos em caso de perdas. Estes produtos não têm validade técnica comprovada e podem, pelo contrário, levar a graves problemas no motor e na bomba de água. No caso de verificar perda de líquido do radiador, é altamente recomendável substituí-lo por uma peça original.

Kit de distribuição com bomba de água

Kit de distribuição com bomba de água

A bomba de refrigeração do motor trabalha como parte ativa em sincronia com os componentes da distribuição, pois é acionada pela correia dentada. As peças em movimento da bomba de água, tal como os outros componentes, sofrem a mesma fadiga e desgaste ao longo do tempo. No momento de manutenção do sistema de distribuição, aconselha-se a substituição simultânea da correia de distribuição e de todos os elementos relacionados, como rolamentos tensores, roletes-guias e bomba de água.
Para a manutenção periódica da sua viatura, dirija-se à Rede de Assistência FIAT e solicite o kit de distribuição distribuído pela Mopar®: uma oferta completa para uma solução de reparação económica e fiável.

Os conselhos da FIAT

A perda de líquido refrigerador causa uma rápida diminuição da capacidade de refrigeração. Nesses casos, acende-se uma luz vermelha no quadro de instrumentos, indicando temperatura elevada. É necessário parar de imediato a viatura, em segurança, desligar o motor e pedir ajuda à Assistência em Viagem.
Para além do mau funcionamento do radiador, uma temperatura excessiva do líquido de refrigeração pode ser causada por defeito noutras peças do sistema, como a bomba de água ou o eletroventilador.
Aconselhamos que mande efetuar controlos periódicos do sistema de refrigeração na Rede Autorizada, verificando o funcionamento do radiador e dos outros componentes do circuito de refrigeração (tubos e abraçadeiras incluídos). O controlo e eventual reposição do nível dos líquidos está previsto em cada revisão. Caso se revele necessário, repôr o nível do líquido de refrigeração segundo as indicações previstas no Manual do Proprietário.

Para correta manutenção do sistema de refrigeração da sua viatura, escolha sempre as peças originais distribuídas pela Mopar®, pois são garantidas por quem construiu o seu automóvel: seguras, de qualidade, resistentes e respeitadoras do ambiente.
As peças originais garantem a mesma eficiência dos componentes montados nos veículos novos, fazendo com que as prestações do seu automóvel permaneçam iguais às que a FIAT projetou para si.

radiator_advices_image