O que é

Uma resposta instantânea e precisa do sistema de travagem é um pré-requisito essencial para garantir a imobilização do veículo em segurança. A regular verificação do estado de desgaste dos travões e uma manutenção regular representam um válido contributo para a segurança do condutor e dos seus passageiros e também para peões e outros utentes da estrada.

brakes_whaisit_image

É importante que os principais componentes do sistema de travagem estejam sempre em perfeita eficiência.
 
Nunca subavaliar o controlo de:

  • Pedal do travão
  • Bomba dos travões
  • Tubagens
  • Líquido dos travões
  • Dispositivos de imobilização, ou seja:
    • Pastilhas e discos para os travões de disco.
    • Maxilas e tambores para os travões de tambor.

O sistema de travagem é um órgão essencial para a segurança ativa do veículo. Por segurança ativa entende-se o conjunto de todos os dispositivos e elementos estruturais da viatura que são preparados para evitar que se verifique um acidente, enquanto a segurança passiva diz respeito a cada sistema ou instrumento destinado a proteger os passageiros de um automóvel quando este colide com outro veículo ou com um obstáculo; o objetivo é reduzir as consequências negativas do acidente depois de o mesmo ter acontecido.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

O pedal do travãoDescobrir

Bomba de travãoDescobrir

Travões de discoDescobrir

Travões de tamborDescobrir

Os tubos flexíveis de travõesDescobrir

O líquido de travõesDescobrir

Sabia que?

Poucos metros fazem a diferença

Poucos metros fazem a diferença

Para parar o seu veículo, deve, antes de mais, reagir e depois travar.
 
A distância de imobilização, ou espaço total de imobilização, é a distância percorrida desde que se apercebe do perigo até ao momento em que o veículo se imobiliza: é dada pela soma do espaço de reação com o espaço de travagem. A velocidade de marcha, naturalmente, desempenha aqui um papel determinante: quanto mais alta a velocidade, maior o espaço percorrido durante o normal tempo de reação. Outro elemento que influi inevitavelmente sobre o espaço de imobilização são as condições da estrada: em piso molhado, a travagem alonga-se entre 25-30%. Por fim, deve ter-se sempre em conta o estado de eficiência do sistema de travagem: se não estiver a operar em perfeitas condições, correm-se mais riscos, em quaisquer circunstâncias.

MIN TH: menos do que isto, não se deve

MIN TH: menos do que isto, não se deve

Para cada modelo de automóvel e respetivos discos de travões, os construtores definem uma espessura mínima abaixo da qual é sempre necessária a substituição dos mesmos. Esta espessura mínima (denominada MinTh, do inglês Minimum Thickness) é um autêntico sinal de alerta e encontra-se gravada no bordo do disco. Se a espessura atingir o nível mínimo indicado, o disco de travão deixará de estar em condições de dissipar o calor produzido pelo atrito com as pastilhas e, logo, de garantir a travagem com os mesmos espaços de imobilização que se teriam em condições de eficiência do sistema.

Um clique de peso!
 

Um clique de peso!<br /> 

Para travar o próprio corpo a uma velocidade de 30 km/h, é necessária aproximadamente a mesma força precisa para levantar o próprio peso multiplicado vinte vezes: nem sequer os atletas mais robustos seriam capazes de parar uma tal quantidade de energia. Mas o cinto de segurança, sim!
 
Os cintos de segurança, quando colocados, aumentam dez vezes as probabilidades de sobrevivência em caso de acidente.

Os conselhos da FIAT

​Para ter travões perfeitamente eficientes e conduzir em condições de segurança, recomenda-se o controlo regular do estado de desgaste das pastilhas e dos discos de travão para verificar a eficiência de todo o sistema de travagem. Aproveite os Check-ups sazonais para fazer viagens seguras.
 
O tempo de desgaste dos travões é variável, em função de diversos fatores:

  • Tipo de percurso efetuado (citadino, extraurbano, autoestrada)
  • Estilo de condução
  • Peso do veículo

Para preservar a duração dos discos de travão, mande controlar periodicamente as pastilhas, até porque, se demasiado gastas, podem riscar os discos, danificando-os de forma irreparável.
 
Numa descida, utilize o mais possível o efeito de travagem do motor para evitar o sobreaquecimento do sistema.
 
Em caso de substituição das pastilhas dos travões traseiros, aconselha-se que mande substituir também as dos travões dianteiros, para garantir a melhor travagem possível.
 
Controle todos os anos o estado de desgaste dos travões num ponto da Rede Autorizada e exija as Peças Originais distribuídas pela Mopar®: só as peças originais mantêm a mesma eficiência dos componentes montados num veículo novo.

brakes_advice_image

​Para uma manutenção completa, a Mopar® Vehicle Protection oferece a fórmula personalizada que permite substituir as peças mais sujeitas a desgaste e efetuar as revisões de manutenção programada.
Os planos de manutenção Mopar® Vehicle Protection protegem-no contra custos imprevistos de manutenção e contra eventuais aumentos de preços, já que cada plano prevê um desconto fixo ao longo do tempo sobre as peças originais utilizadas.

Autodiagnóstico

O sistema de travagem desgasta-se de modo lento e progressivo.
 
Excetuando a hipótese de uma rotura acidental dos tubos dos travões, é impossível o sistema de travagem desgastar-se subitamente. Muito frequentemente, não nos apercebemos e habituamo-nos a conduzir com travões gastos, adaptando simplesmente o nosso estilo de condução de modo a compensar as lacunas do sistema de travagem.

Travamos mais cedo ou carregamos com mais força no pedal do travão, corrigimos os desvios laterais com pequenas intervenções no volante, habituamo-nos a vibrações e ruídos.

Se a sua viatura não dispuser de luz indicadora de desgaste, tome atenção a alguns sinais importantes:

  • Ruídos
  • Vibrações no pedal do travão em caso de travagem prolongada
  • Aumento do espaço de imobilização
  • Durante a travagem, o veículo tende a fugir para direita ou para a esquerda
  • Movimentos em vazio do pedal do travão

Não espere por ser obrigado a gerir uma situação de emergência: ao primeiro sintoma, dirija-se à Rede Autorizada, que lhe garante a utilização de peças originais estudadas por medida para o seu automóvel.