O que é

spark-plugs_whatitis_image

Nos motores alimentados a gasolina, as velas dão início à fase de combustão, criando a faísca que serve para inflamar a mistura ar-combustível. Os motores Diesel, porém, funcionam por autoignição: o combustível injetado inflama-se quando a mistura ar-combustível atinge a temperatura de autocombustão. As velas de pré-aquecimento servem para preparar as corretas condições térmicas para obter a combustão espontânea da mistura.


As velas e as velas de pré-aquecimento originais distribuídas pela Mopar® garantem redução do consumo e das emissões, graças à perfeita eficiência de combustão, melhores performances, conforto em andamento e elasticidade do motor.


Ignições difíceis, funcionamento do motor não homogéneo, perda de potência e aumento do consumo de combustível podem indicar a necessidade de efetuar um controlo. Velas e velas de pré-aquecimento a operar perfeitamente contribuem para o bom funcionamento do motor e para a eficiência do catalisador.

Em contato com um Concessionário para: Marcação Estimativa de preço Informação

ValesDescobrir

Velas Natural PowerDescobrir

Velas de pré-aquecimentoDescobrir

Sabia que?

Velas Natural Power: especiais para motores a gás

Velas Natural Power: especiais para motores a gás

A combustão do gás é muito diferente em relação à da gasolina: a mistura de gás e ar inflama-se menos espontaneamente, porque a sua composição química é mais estável do que a da mistura ar-gasolina. Assim, são necessárias velas de ignição com características particulares: para iniciar a combustão, é necessária uma maior quantidade de energia da faísca e uma maior tensão de ativação. Para além disso, a falta das partículas líquidas de gasolina na mistura combustível gera temperaturas de combustão muito elevadas que podem provocar mais rápido desgaste dos elétrodos. Para tornar as velas mais resistentes aos efeitos das altas temperaturas e da corrosão do gás, a superfície externa do corpo metálico é recoberta por um revestimento especial de níquel, enquanto o elétrodo de massa dispõe de revestimento de platina, para garantir maior duração.

Para estar à altura dos mais severos requisitos, escolha as velas de ignição Natural Power distribuídas pela Mopar®. As velas Natural Power são desenvolvidas especificamente para utilização em motores alimentados a GPL ou a gás natural.

O aspeto da vela e possíveis motivos de mau funcionamento do motor

O aspeto da vela e possíveis motivos de mau funcionamento do motor

A ponta do isolador reflete o estado de saúde da vela e das condições do motor. Em condições normais, uma vela de ignição sem anomalias particulares apresenta o isolador num tom claro de avelã, com ligeiros traços de depósitos; elétrodos com desgaste regular são o resultado de uma combustão normal e regular. Depósitos de cinzas nos elétrodos são indício de má qualidade do combustível, de excessivo consumo de óleo ou de utilização do motor em condições não ideais. Os depósitos podem tornar-se pontos quentes no interior da câmara de combustão e favorecer fenómenos de pré-ignição.

Arranque fácil, mesmo a frio

Arranque fácil, mesmo a frio

Não sendo possível atingir a temperatura necessária para autoignição apenas com a compressão do ar, para a ignição dos motores diesel recorre-se à ajuda das velas de pré-aquecimento. As velas de pré-aquecimento são aparafusadas à cabeça do motor. O bolbo de aquecimento entra diretamente na câmara de combustão e, uma vez aplicada a voltagem de alimentação, aquecem até mais de 1000°C, conforme o tipo de vela de pré-aquecimento; consequentemente, também o ar presente na câmara de combustão aquece. Esta fase, que precede o arranque do motor propriamente dito, é também conhecida como "pré-aquecimento". Velas fiáveis e a funcionar corretamente oferecem uma ajuda determinante a cada arranque a frio. As velas de pré-aquecimento originais distribuídas pela Mopar® garantem uma ignição rápida e uma combustão ecológica, mesmo a temperaturas inferiores a zero.

Os conselhos da FIAT

A vela de ignição é um componente sujeito a desgaste: a sua duração não é ilimitada, mesmo que seja produzida com os melhores processos, materiais e tecnologias. Portanto, é necessário substituir regularmente as velas, de acordo com as indicações do Manual do Proprietário.

A substituição periódica das velas de ignição contribui para o correto funcionamento do motor e para a eficiência do catalisador.

Consequências de uso excessivamente prolongado (devido a falta de manutenção):

  • os depósitos acumulam-se, provocando anomalias na combustão (pré-ignição e possíveis danos nos pistões) e até fusão dos elétrodos;
  • os elétrodos desgastam-se, dificultando a formação da faísca, até provocarem falta de ignição, com risco de danificar o catalisador.

Para a manutenção das viaturas alimentadas a gás natural ou GPL, recomendam-se velas de ignição Natural Power: são fabricadas com metais nobres, capazes de suportarem melhor as temperaturas mais altas e são específicas para os modelos a GPL ou a gás natural da Fiat Group Automobiles.

spark-plugs_advices_image

Autodiagnóstico

Determinadas condições podem fazer com que as velas fiquem encharcadas, provocando:

  • arranque do motor difícil;
  • motor com dificuldade para debitar a máxima potência;
  • não ignição.

Dirija-se à Rede de Assistência da Fiat para mandar controlar e substituir as velas.